Estação de Monta

Na Pecuária, a reprodução é como a semeadura e a germinação na agricultura, uma fase muito importante para o estabelecimento do retorno do investimento que se terá. Na criação de gado bovino, o melhor retorno se obtém com a obtenção de uma cria a cada ano, o que significa um índice de nascimentos próximos de 90%. Este cálculo deve levar em consideração o total de fêmeas aptas para a reprodução que tenham sido inseminadas artificialmente ou que passaram por monta natural de touro.

Para que estes resultados sejam atingidos, convém que o estado de saúde das fêmeas a serem emprenhadas seja o melhor possível, particularmente que a alimentação seja tal que permita a elas apresentarem ganho de peso. Com boa alimentação, logo as fêmeas que parirem voltarão a apresentar ovulação.

Assim, sendo provida um nível de minerais adequados e com pastagem de boa qualidade, estaremos garantindo a condição primária para que isso ocorra.

Dado isso, convém que a inseminação ou a monta natural aconteça em torno de 80 a 90 dias após a uma parição, o que pode acontecer com uma inseminação ou monta devidamente planejada.

Uma Estação de monta bem elaborada é algo que então vem a garantir um bom índice de prenhez. Ao utilizar a estação de monta, se pode obter o cio no início da estação chuvosa. E havendo pastagem de boa qualidade, os bezerros desmamarão com mais peso.

A estação de monta ainda nos dá:

   - Alta viabilidade embrionária;

   - Padronização das crias para desmame;

   - Facilidade de manejo com a formação de lotes por mês de parição, o que reduz substancialmente os custos de produção;

    Maior facilidade de identificação de fêmeas inadequadas para a produção de crias e,

   - Padronização do ciclo de entrada no cio das fêmeas.

Por seu lado, a pastagem de boa qualidade nos dá maior produção de leite para os bezerros, garantindo um mais eficiente crescimento.

A fase nutricional crítica se dá entre os 60 dias antes do parto, fase importante para a formação do feto, e 90 dias após o parto, fase importante para o amadurecimento do bezerro.

Quanto à inseminação artificial, convém que a mesma ocorra o mais proximamente do que ocorre naturalmente. este período é o de outubro a fevereiro, conforme seja o período das chuvas. Havendo boa estrutura de manejo e assistência técnica, a estação de monta poderá ser de somente 72 dias.

Se deve considerar que, neste caso, o desmame irá ocorrer no início do período seco. assim, convém que se suplemente a nutrição com sal proteinado durante o período da seca.