Cisticercose Bovina
A Cisticercose Bovina é a fase larval do verme da Taenia saginata, que, em estágio adulto. é um parasita do homem.
O gado bovino ingere o ovo da Taenia através de água e pastagem contaminadas por fezes do homem parasitado. Após a ingestão do ovo, há a liberação da larva infectante, que irá se instalar em tecido bovino com alta irrigação sanguínea, como cérebro e músculos.
Ao se instalar no bovino, forma uma vesícula (cisto) contendo em seu interior a larva denominada Cysticercus bovis.
O homem é contaminado quando ingere carne com cisticerco crua ou mal cozida. A larva irá evoluir para o verme adulto, e assim o homem irá adquirir teníase, fechando assim o ciclo de vida do parasita.
As formas mais eficientes de seu controle são a higiene e a cisticercose. Deve evitar a ingestão de água não tratada, frutas e verduras cruas ou mal lavadas e não esterilizadas e ingestão de carne crua ou mal cozida, que são as principais formas de contrair a doença.
Também medidas higiênicas da população adjacentes aos criadouros são importantes. Assim, principalmente a construção de fossas sanitárias de forma correta e em locais adequados, especialmente longe das fontes de água usadas tanto pelo homem como pelo gado.
Nesse trabalho preventivo, a realização de palestras como esse merecem destaque. Afinal, é importante para o produtor evitar um problema que lhes causa perdas econômicas e ainda combater uma doença que atinge a população.