Brachiarias
Há diversas espécies de Brachiarias, das quais algumas não tem valor forrageiro, com o capim marmelada (brachiaria plantaginea) ou que tem problemas de tóxicidade como a tenner grass, espécies que tem a comercialização proibida pelos órgãos oficiais. As espécies de brachiaria atualmente comercializadas são as seguintes:
1 - Brachiaria Brizantha (Marandu), altamente resistente ao fogo, média a baixa tolerância à geada, média resistência à seca, baixa resistência à sombra e ao encharcamento e com grande resistência ao ataque de cigarrinhas. Se desenvolve bem em solos de média fertilidade, em forma de touceiras. O paladar é medianamente aceito pelo gado. É de difícil consorciação com leguminosas. Precisa de 320 a 400 pontos de valor cultural por hectare.
2 - Brachiaria Decumbens, Pouco resistente á geada e altamente resistente ao fogo, média resistência a seca, baixa resistência ao encharcamento, à cigarrrinha, a sombra e aceita solos de pouca fertilidade. Média palatabilidade e hábito de crescimento às vezes estolonífero. Pode ser consorciado com Leucena, Calopogônio e Stylosantes. Necessita de 240/300 pontos de valor cultural por hectare para uma boa formação.
3 - Brachiaria Humidícula, possui média a alta resistência à geada e ao fogo, alta resistência ao encharcamento e a seca.Pouco exigente quanto à fertilidade dos solos e baixa tolerância ao sombreamento, e com média resistência à cigarrinha das pastagens. Cresce por estolões. Não é muito palatável e necessita de um bom manejo para não "passar" do ponto de pastejo. Precisa de 200 a 300 pontos de valor cultural por hectare para uma boa formação e é de difícil consorciação com leguminosas.
4 - Brachiaria Dictyoneura, de média a alta resistência à geada e ao fogo, alta resistência à seca, média a baixa resistência ao encharcamento, baixa tolerância à sombra, média resistência ao ataque de cigarrinhas das pastagens e média e baixa exigência à fertilidade dos solos. Estolonífera, média palatabilidade, necessita de 240 a 300 pontos de valor cultural por hectare para uma boa formação. Consorcia-se com Arachys e Calopogônio.
5 - Brachiaria Ruziziensis, de baixa resistência à geada, alta resistência ao fogo, baixa resistência a seca e ao encharcamento, média a alta resistência à sombra, baixa resistência a cigarrinha e média exigência em fertilidade dos solos. É altamente palatável e necessita de 240 a 300 ponto de valor cultural por hectare para uma boa formação. É de difícil consorciação com leguminosas.