Capim Tanzânia

O Capim da Seca

É uma variedade do capim colonião, trazida da Tanzânia, introduzido no Brasil em 1983 pela Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande - MS, e liberado para o plantio comercial há (10) dez anos. Atinge 1,30 metro de altura e tem colmos levemente arroxeados.

Como o colonião, pertence à espécie Panicum maximum, mas apresenta vantagens sobre o colonião. Em testes feitos pela Embrapa, rendeu 60% mais que o colonião. E também apresenta uma melhor produção mais que aquele em época de seca. Apresentam teor de proteína praticamente idêntico, mas com uma presença maior de folhas, o que lhe dá um melhor aproveitamento alimentar.

Os capins do gênero Panicum (Tanzânia, Colonião, Monbaça e Tobiatã) são mais exigentes em qualidades do solo do que os do gênero Brachiaria, necessitando de solos naturalmente férteis ou recuperados após a colheita.

A época do plantio é a do início das chuvas. Semeiam-se 1,8 quilos de sementes por hectare à profundidade de 2 a 4 centímetros. Uma boa formação é muito importante. Se for seguida de um bom manejo e adubação de manutenção, vai garantir a longevidade da pastagem por muitos anos. Em condições ideais, a pastagem pode ser oferecida ao gado em cerca de 90 dias após a semeadura.