Cuidado com as "Bicheiras"

 Grande são os prejuízos que as bicheiras causam aos criadores, pois os animais por elas atacados sofrem bastante, diminuindo muito a produção chegando mesmo a morrer.

É muito comum nos rebanhos serem vistos animais sangrando de algum machucado ou ferimento. Quando o sangue que sai é bem vermelho, bem vivo, em geral é porque o ferimento está com "bichos", isto é, o animal está com uma "bicheira". Esses "bichos" são parecidos com os "bichos das frutas.

Como Aparecem

Algumas moscas só põe seus ovos sobre ferimentos ou machucados de animais vivos ou então sobre o corpo de animais mortos. Pousam sobre eles e fazem a postura. Alguns dias depois , as larvas saem dos ovos e logo penetram na carne do animal, ficando durante 4 ou 5 dias, formando as "bicheiras".

  "Bicheiras" são, portanto, todas as feridas nas quais existam "bichos". Passando esses 4 ou 5 dias, os bichos caem ao chão e ali se enterram, continuando o seu ciclo de vida.

Do ovo até a idade adulta, a mosca leva 8 dias ou pouco mais, dependendo da sua espécie, do animal atacado, se é vivo ou morto, da temperatura ambiente, etc. Quanto mais elevada a temperatura ambiente, mais rapidamente se desenvolvem as larvas.

Onde se Encontram

Elas podem ser encontradas em qualquer parte do corpo do animal, desde que exista algum ferimento no qual a mosca possa desovar. É muito comum serem encontradas "bicheiras" nos umbigos dos bezerros novos e nos cortes das castrações.

Também podem aparecer "bicheiras" em seres humanos, já havendo sido encontradas algumas em narizes e ouvidos, principalmente em crianças.

Os Prejuízos que Causam

Os animais sentem dor quando recebem as "ferroadas" dos "bichos" e por isso ficam inquietos, nervosos e não se alimentam direito, o que faz com diminuam a produtividade, emagreçam e fiquem fracos.

As vacas diminuem a produção de leite e os animais de serviço perdem a força e a resistência. Há na postura das aves e a diminuição do valor e da quantidade das peles e lã. Além disso, os animais ficam irritados, podendo se tornarem perigosos, atacando as pessoas que deles se aproximam. As "bicheira" podem, ainda, se localizarem em lugares perigosos do corpo do animal, causando até mesmo a morte.

Como Combatê-las

Para evitar ou combater as "bicheiras", é necessário que sejam tomadas várias medidas, entre as quais se destacam:

1) - tratar de qualquer ferimento ou machucado - deve-se limpar e cobrir o ferimento ou utilizar algum produto que, "espante" as moscas;

2) Matar as bicheiras - isso, não só livra o animal de grandes sofrimentos, mas faz com que aumentam a produção. Outra vantagem em matar os "bichos" é que eles não se transformarão em novas moscas. Essa é, também, uma das formas de combate a esses insetos;

3) - Enterrar os animais mortos - de preferência, jogando cal por cima do corpo, para impedir que as larvas de algumas moscas neles se desenvolvam.

Como Cura-las

Para isso, deve se adotar o seguinte procedimento:

1) - Com um bisturi, estilete ou pauzinho, retirar todos os bichos;

2)- Desinfetar o ferimento (com iodo, mercúrio-cromo, ou qualquer anti-séptico).

Quando não for possível retirar os "bichos", é necessário:

1) - Limpar e desinfetar o ferimento;

2) - Utilizar um medicamento para matar os "bichos".

Existem no mercado, ótimos produtos para esta finalidades que apresentam bons resultados. Em caso de dúvidas, é indicada uma consulta a um médico veterinário.