Cupins (Prejuízos em móveis urbanos e áreas rurais)

 

Os cupins são pequenos insetos, existentes em quase todas as regiões do mundo, que são conhecidos, principalmente, pelo hábito de se alimentarem de celulose, papéis, madeiras e outros encontrados em construções de todos os tipos. Apesar da fama de devoradores de madeira?, existem espécies de cupins que se alimentam de fungos, raízes de plantas e outros tipos de alimentos.

Estes insetos são causadores de grandes prejuízos e dores de cabeça, para milhões de pessoas, que travam verdadeiras guerras contra esses animais, que destroem e põe em risco estruturas de móveis, casas, galpões e atividades rurais produtivas.

Existem dois principais grupos de cupins: os de madeira seca e os subterrâneos. Os cupins de madeira seca fazem seus ninhos em madeira e só se alimentam dela. Podem ser transportados junto com móveis, pedaços de madeira, vigas de construção, etc. Existem diversas espécies de cupins de madeira seca, sendo o Cryptotermes Brevis o mais comum no Brasil.

Os cupins subterrâneos fazem seus ninhos no solo, em qualquer local, desde que estejam próximos de fontes de alimento e de umidade. Estes cupins são responsáveis por grandes destruições em casas, apartamentos e instalações comerciais, pois podem fazer seus ninhos em vãos de lajes, paredes, etc., atacando alvenaria e comprometendo estruturas inteiras, independentemente do porte da construção.

As colônias desse tipo de cupim podem chegar a milhões de indivíduos, fazendo com que os danos causados sejam imprevisíveis. Os sinais de infestação mais  comuns são caminhos ou túneis, visíveis na superfície dos materiais atacados, como alvenaria, por exemplo. Entretanto, quando os primeiros sinais da infestação são detectados, os danos causados por esses insetos já costumam ser muito extensos e o combate mais difícil.

No caso dos cupins de madeira seca, os sinais de infestação podem ser rastros de caminhos e túneis visíveis na superfície de madeira ou pequenos montes de serragem no chão ou sobre algumas partes dos móveis.

Cupins em zonas rurais

Nas áreas rurais, os cupins de madeira seca e os subterrâneos também fazem grandes estragos, destruindo ou comprometendo estruturas de casas em sítios, fazendas, chácaras, galpões de armazenamento de produtos agropecuários, etc. Além desses, existem algumas outras espécies de cupins que podem causar transtornos na áreas rurais, por exemplo, os cupins de montículo e os cupins arbóreos.

Os cupins de montículo fazem seus ninhos em montículos de terra, que variam muito de tamanho e com uma estrutura de terra bem dura. Esses ninhos podem atingir mais de 01 m de altura e se espalham em grandes números por pastagens em muitas regiões do País. O principal inconveniente que estes ninhos causam é na hora de lidar com a terra, para plantio ou colheita, pois podem prejudicar operações mecanizadas. Entretanto, não causam danos ás estruturas de construções, pois se alimentam de terra.

Já os cupins arbóreos, bastante comuns em áreas próximas a matas, podem atacar vigas das construções, como telhados e estruturas de casa. Não fazem seus ninhos dentro das construções, mais sim em árvores próximas.