Solos - (CTC) 

        Quanto maior é o número de cabeças de gado, deve-se ter maior área de cocho, na área de descanso e de aguada.

        A CTC (Capacidade de Troca de Cátions), é fundamental para a definição das adubações e calagens. Solos argilosos tem CTC mais alta.

        Quanto maior a proporção de matéria orgânica no solo, maior a sua CTC, também libera nutrientes e melhora a retenção de umidade.

        A matéria orgânica não é diretamente absorvida pelas plantas. A  matéria orgânica sofre um processo chamado mineralização que é realizado pelos microorganismos presentes no solo, transformando o material orgânico em inorgânico que são absorvidos pelas plantas.

        Para realizarem o processo degradativo da matéria orgânica,  os microorganismos usam o nitrogênio existente no solo. Assim, se deve garantir o nível adequado de nitrogênio no solo, para favorecer o  processo degradativo da matéria orgânica.

        A acidez correta do solo é um fator que favorece a maior absorção  dos nutrientes contidos nos adubos. Caso necessária, convém fazer a correção de forma antecipadamente, esperar chover para que á o equilíbrio do pH ocorra. Adubar depois de tudo isso, para que o nutriente fique plenamente disponível para a plantação.

        O processo de crescimento de espécies de gramíneas é classificado  como cespitoso, prostado e estolofoníferas. Cada uma dessas 

classificações requer um manejo diferente. O uso do manejo adequado  garante a sua melhor permanência e produção.

        A fotossíntese d planta é produzida essencialmente por folhas novas. A sua permanência é fundamental para que este processo não diminua. Com este processo, a planta elabora o açúcar para a produção  e o reserva. Caso contrário, o pasto pode ser degredado e afetar a produção.

        As plantas de clima tropical tem alta capacidade de fotossíntese e  respondem muito bem as altas temperaturas e luminosidade  (dias longos). São denominadas C4. Já as plantas de clima temperado  tem baixa capacidade fotossintética e não respondem tão bem as temperaturas e luminosidades altas. São denominadas C3.  Estas requerem maior atenção no manejo e correção, visando sua longevidade.